XP-PEN Deco mini7W Review

XP-PEN Deco mini7W Review

A XP-Pen acabou de lançar a sua nova mesa digitalizadora Deco mini7w, uma mesa pequena mas poderosa e o facto de se ligar sem fios ao computador torna esta mesa muito mais fácil de utilizar e muito mais versátil.
Eu tinha que testar esta mesa e quando o pessoal da XP-Pen me enviou esta para eu testar fiquei completamente encantado com ela.
Já a muito tempo que edito as minhas imagens com uma caneta, com o rato não consigo o nível de controle e de detalhe que uma mesa digitalizadora e uma caneta me dão, e trabalhar com uma caneta é, para mim, muito mais natural.
Sempre utilizei mesas de outra marca porque durante muito tempo, sempre achei que só havia uma marca, realmente boa, de mesas digitalizadoras, contudo agora percebo que estava enganado, a XP-Pen é, sem qualquer dúvida, uma marca a ter em conta, neste mercado.
A XP-Pen tem vários modelos, alguns com monitor outros sem, modelos grandes e modelos pequenos, modelos com e sem fios.

XP-PEN Deco mini7W

Porque a Deco mini7W

Escolhi a Deco mini 7W porque para a minha forma de trabalhar, sempre preferi mesas digitalizadoras pequenas, prefiro mover a imagem, dentro da janela do Photoshop ou de outro software de edição, e manter a minha mão sempre no mesmo lugar, e mesmo assim, com mesas pequenas acabo por utilizar apenas uma pequena parte da sua superfície, eu diria que pouco mais do que 10%.
O facto desta mesa ser wireless também é uma mais valia, porque enquanto edito costumo mudar a mesa de posição muitas vez, para conseguir um traço mais confortável, e o cabo sempre me atrapalhou um pouco, porque sempre que mudava a mesa de posição tinha que arrumar o cabo, com a Deco mini7W não preciso de me preocupar com o cabo, e posso mover a mesa como quiser, inclusivamente posso me afastar mais do computador e continuar a editar sem problemas.

O que traz na caixa

Tal como mostrei no vídeo, do umboxing, na caixa vamos encontrar, para alem da própria Deco mini7W e da caneta stylus um cabo USB-USB-C, um adaptadore USB-USB-C, um adaptador USB-MicroUSB, que servem para ligar a Deco mini7 a um telemóvel ou tablet, Android, uma embalagem com 11 pontas extra, apesar de a XP-Pen anunciar 10, o que juntando a que já vem instalada na caneta perfaz um total de 12 pontas, tem também uma ferramenta para retirar as pontas da caneta e claro o adaptador wireless.
Também podemos encontrar o certificado de garantia, um manual rápido de utilização e outro manual rápido de utilização em equipamentos Android.
XP-Pen Decomini7W

Qualidade de construção

Mal retirei a Deco mini7W da caixa percebi, imediatamente, que a qualidade de construção é do mais alto nível, a mesa é robusta, o plástico utilizado é agradável ao toque a superfície de utilização tem uma textura fantástica, os botões tem um curso curto o que faz com que sejam rápidos, e também dão uma sensação de robustez ao nível do resto da mesa.
A caneta foi o que mais me impressionou, quando estava a retirar tudo da caixa, é extremamente confortável, muito mais confortável do que a caneta, de outra marca, que eu utilizava.

Software

O software da Deco mini7W é muito fácil de utilizar, depois de instalado é só ligar a Deco mini7W ao computador que o software reconhece a Deco mini7W e podemos começar a utilizar ou, idealmente, podemos configurar a caneta ao nosso gosto.
Na janela inicial podemos escolher o mapeamento dos monitores e da própria mesa, podemos escolher utilizar a caneta apenas numa zona, á nossa escolha, do monitor ou podemos utilizar a caneta em todo o monitor, no caso de um sistema multi monitor também podemos escolher utilizar todos os écrans, apenas um, ou parte deles, a escolha é totalmente configurável.
Também a mesa pode ser configurada para utilizar toda a sua superfície, para utilizar um área proporcional á área do monitor ou podemos escolher utilizar apenas uma pequena parte da mesa, que é a configuração que eu utilizo.
No software também temos a possibilidade de configurar os botões da stylus, as opções disponíveis, para os dois botões são: Desligado, clique direito, clique esquerdo para substituir os botões do rato, borracha, executar programa onde podemos escolher qualquer programa instalado no nosso computador e chave de função onde é aberta outra janela para escolhermos, por exemplo, uma combinação de teclas, o que é bastante útil, no Photoshop, pois podemos ativar os atalhos que mais utilizamos clicando num dos botões da caneta.
No lado esquerdo desta janela temos o controle da sensibilidade e da pressão, onde podemos ajustar a stylus a nossa forma de trabalhar e a nosso gosto, podemos ter mais ou menos sensibilidade e podemos aumentar, ou diminuir, a pressão.
É também possível escolher a orientação da mesa, podemos trabalhar com ela na horizontal ou na vertical e podemos ter os botões na direita, na esquerda, no topo ou em baixo.

XP-Pen Deco mini7W

A Caneta

Quando abri, pela primeira vez, a caixa da Deco mini7W , a primeira coisa que mais me impressionou foi a caneta stylus, mal peguei nela senti que era leve e extremamente confortável, depois de a testar pela primeira vez percebi que é uma caneta muito equilibrada e precisa, com esta caneta consigo editar muito mais tempo sem cansaço, a caneta que eu utilizava até hoje, de outra marca, +e muito mais desconfortável, obrigava-me a fazer mais força na mão, o que levava a um cansaço precoce.
Esta caneta Stylus tem 8192 níveis de pressão o que nos permite fazer traços muito suaves ou muito fortes utilizando apenas a pressão que aplicamos na caneta, esta pressão pode ser configurada no software, para afinarmos a caneta ao nosso gosto ou ás nossas necessidades.
A caneta tem dois botões, que podem ser configurados no software, como já descrito acima, quando falo sobre o software.
A caneta não utiliza bateria, por isso não temos que nos preocupar com o carregamento.
Para alem do peso, o que torna esta caneta muito natural é o facto de poder ser utilizada com uma inclinação de 60º, tornando a utilização muito parecida com uma caneta normal de tinta.

XP-Pen Deco mini7W

A base e os Botões programáveis

A base da Deco mini7W está muito bem construída, quando pegamos nela percebemos que é robusta e muito agradável ao toque.
A base tem 260.2 x 162.2 x 9.3mm e pesa, apenas 330g, a zona útil, para a caneta é de 177.8×111.1mm, eu utilizo apenas uma zona de cerca de 60x50mm, no canto superior esquerdo.
Na parte traseira tem uma base anti derrapante, grande, em cada canto, o que dá um bom apoio e estabilidade na frente temos a área activa de trabalho e 8 botões que podem ser totalmente configuráveis, como já descrito quando falei do software, e duas luzes indicadoras que nos indicam o estado da ligação e da carga.
A base tem uma textura agradável que permitem um deslizar controlado da stylus, ela não fica nem muito presa nem demasiado escorregadia, o que nos ajuda a controlar o traço.

Na lateral temos o botão para ligar e desligar e uma porta USB-C que serve para carregar a bateria ou para ligar a base ao computador por cabo.
A bateria da Deco mini7W é de lithium e tem 1000mAh, demora 2 horas para carregar totalmente e dura cerca de 10h de trabalho, quando em standby dura aproximadamente 15 dias.
A Deco mini7W é compatível com Windows® 10/8/7, Mac OS X® 10.10 (ou superior), Android 6.0 (ou superior).

XP-PEN Decomini7W

XP-Pen Deco mini7W

Preço

O preço da XP-Pen Deco mini7W é de 69.99€, o que, para uma mesa desta qualidade e com este nível de pressão é fantástico.
Mas o mais fantastico é que tenho um código de desconto para quem quiser comprar a Deco mini7W, o pessoal da XP-PEN foi muito simpático em criar um código para quem ler este texto, por isso aproveitem.

Link para comprar: http://bit.ly/2XmAnha
Codigo de desconto: http://bit.ly/39UlcBo
Código válido até 28 de Fevereiro de 2021

Conclusão

A XP-PEN Deco mini7W é uma excelente opção para quem precisa de uma mesa gráfica robusta, fiável e de qualidade, os 8192 níveis de pressão são perfeitos para editar fotografias, para conseguirmos os retoques mais delicados ou os mais agressivos, tem um preço incrível, e a versatilidade dos 8 botões configuráveis conferem a esta mesa uma capacidade de se adaptar a nossa forma de trabalhar de uma forma rápida e eficiente, a duração da bateria é muito boa, mas mesmo se nos esquecermos de carregar podemos sempre utilizar o cabo para qualquer emergência. 
Gostava da ter uma forma de transportar a stylus, ou uma caixa própria ou alguma forma de a prender a base, e também preferia que a ferramenta de remoção das pontas fosse fixa, tenho a certeza de que vou perder estar ferramenta rapidamente, talvez uma solução fixa na base ou na própria stylus fosse o ideal, mas isso são pormenores, o mais importante é a forma de trabalhar e nisso a Deco mini7W é fantástica.

novo site online
Prev Novo Site online
Next À descoberta do sistema EOSR
À descoberta do sistema EOSR 14 canon eosr 24 105 rf Rui Bandeira Fotografia Fotografia de produto e comercial - Fotografia de concertos À descoberta do sistema EOSR

Leave a comment