Review – protectores de ouvidos dBud para fotógrafos de concertos

dbud

Review – protectores de ouvidos dBud para fotógrafos de concertos

Não vou falar, aqui, dos problemas que estar exposto a níveis altos de som podem causar aos nossos ouvidos, acredito que se estar a ler este artigo é porque já tens noção dos riscos e procuras uma solução para protegeres os teus ouvidos.

Quando comecei a fotografar concertos utilizava daquelas proteções de espuma que se compram nas farmácias, que para alem de estragarem o som não protegem muito.
Depois encontrei outras proteções, já mais evoluídas que me permitiam trocar os filtros para mudar o nível de proteção, mas mesmo com esses nunca me senti totalmente satisfeito, porque os filtros eram difíceis de trocar, não era possível trocar entre concertos durante um festival, não tinham um forma de os transportar que me desse segurança que noa os ia perder, e com o passar do tempo acabavam por ficar deformados e os filtros já ficavam bastante soltos.

Então achei que esta era a altura para tentar para mudar por uns protetores que já tinha visto online e que me pareceram perfeitos para mim, os dBud.
Entrei em contacto com o pessoal da dBud e eles enviaram um par de protetores de ouvidos para eu testar.

O que é que eu procuro nuns protetores de ouvidos

O mais importante para mim, nuns protetores de ouvidos é a capacidade de reduzirem o volume mas mantendo a melhor qualidade de som possível.
A possibilidade de poder escolher o nível de proteção, de uma forma rápida e pratica.
Possibilidade de os poder pendurar ao pescoço, quando não os estou a utilizar, sem medo de os perder.
Conforto quando os estou a utilizar, procuro que tenham um tamanho ajustado ao meu canal auditivo e que sejam confortáveis mesmo quando os tenho que utilizar durante muito tempo.


Redução de ruido

Há no mercado uma grande oferta de protectores de ouvidos, desde os mais baratos aos mais caros, dos mais simples aos mais complexos, uns oferecem mais redução outros menos, no caso dos dBud temos uma redução de -11db ou de -24db o que é mais do que a maioria dos que encontramos no mercado, mesmo comparando com algum bastante mais caros.
O ouvido humano não deve estar sujeito a mais do que 80db de ruido um concerto pode chegar facilmente pero dos 100db ou mais.

dbud

Possibilidade de alterar o nível de Protecção

Quando faço Festivais de musica é normal, no mesmo dia, ter duas, três ou quatro bandas para fotografar, muitas das vezes tenho apenas alguns minutos para ir de um palco para outro, e grande maioria das vezes os palcos tem volumes diferentes, ou porque as primeiras bandas são em palcos mais pequenos e com um PA mais pequeno ou porque o próprio estilo musical tem menos volume.
Nestas situações, mesmo com protectores que oferecem a possibilidade de alterar o nível de protecção eu nunca consegui utilizar essa opção porque precisava parar para trocar os filtros internos dos protectores, que geralmente são pequenos, e fáceis de perder, e são, também difíceis de tirar, no caso dos protectores que eu utilizava, mesmo sem nunca ter trocado, os filtros eles já estavam a ficar bastante soltos.
Por estes motivos a utilização dos vários níveis de proteção acaba por não ser utilizada, o que sempre me obrigou a ter sempre os filtros de maior redução de db para estar mais protegido, mas quando tinha palcos com menos volume a redução era demasiada.
Com os dBud tudo muda, porque posso escolher uma protecção de -11db ou de -24db apenas mudando um selector com o dedo, o que me possibilita alterar o nível de proteção enquanto vou de um palco para o outro, ou mesmo durante o concerto.
E tudo sem pilhas ou electrónica, parece magia mas não é, isto é possível graças a tecnologia dentro dos protectores, que inclui várias camadas de materiais acústicos que foram desenhados para reduzir o nível de ruídos de uma forma controlada e sem degradar a qualidade do som.

dbud

Transporte antes e durante os concertos

Quando transporto os protectores na mochila quero que, para além de os ter protegidos de forma a não se estragarem, também quero manter os protectores limpos, afinal eles vao estar dentro dos meu ouvidos, e não os quero sujos.
Os dBud vem com uma pequena bolça de borracha que protege os protectores e é suficientemente pequena para os podermos transportar no bolço para quando andamos sem a mochila mas ainda não precisamos de utilizar os protectores nos ouvidos.
Outra forma de os podermos transportar é pendorados ao pescoço porque nos dBud o cordão é resistente e os protectores são magnéticos o que ajuda a manter o cordão ao pescoço sem o risco de os perdermos.

dbud O tamanho comparado com um cartão SD

Tamanho e conforto

Os dBud são pequenos, cabem perfeitamente no ouvido, mesmo tendo o seletor de nível de proteção com um tamanho que simplifica o seu manuseamento, ficam perfeitamente escondidos dentro da orelha e são tão confortáveis que nem nos lembramos que os estamos a utilizar.
Eles vem com dois tipos de almofadas, em espuma ou silicone, com três tamanho cada, Grande, Médio e Pequeno, para podermos escolher o tamanho certo para o nosso canal auditivo e do material que nos seja mais confortável.

dbud

Conclusão

Os dBud tem uma qualidade de som fantástica e uma capacidade de redução dos níveis de ruido acima da média, e ainda possibilitam a escolha no nivel de redução de volume, entre -11db ou – 24db, são confortáveis e fáceis de transportar, quer seja na sua bolsa de transporte ou ao pescoço, utilizando o fio que trazem, são adaptáveis com os três tamanho das almofadas que vem em dois tipos de material, silicone ou espuma.
A partir de agora não volto a utilizar mais nada a não ser os dBud e aconselho todos a utilizarem estes protetores de ouvidos, não conheço outros melhores e muito menos no mesmo nível de preço.

Formação online
Prev Formação online - Fotografia de concertos
Next A PROGRADE DIGITAL anuncia Cartões de memória CFEXPRESS™ TIPO B mais rápidos e com maiores capacidade, com velocidades de leitura de 1.700MB/S e suporte para software REFRESH PRO™
Prograde

Leave a comment