Teste – HUAWEI P9 Plus em fotografia de concerto

Read this in English here

Foto:DR

Antes de mais, gostaria de deixar claro que para mim não importa o equipamento utilizado, mas sim a forma como o utilizamos, ou seja, não precisamos do equipamento mais caro para fazer boas imagens, precisamos, isso sim, de saber tirar partido do equipamento que temos disponível.
Claro está, que apesar disso acredito que devemos ter o equipamento adequado a cada situação. Não vamos utilizar um carro de F1 para fazer Rally, o F1 não deixa de ser uma excelente máquina, mas não é a máquina certa para rally…
Na fotografia o equipamento certo pode ser muito relativo, até porque inclui duas partes distintas – objectivas e corpo – mas se temos que fazer um Outdoor de vários metros de largura, um sensor com 10mpx pode ser pouco, mas se por outro lado, apenas vamos utilizar as imagens num site, o mesmo sensor de 10mpx pode ser mais do que suficiente…

Introdução

Este teste não pretende provar se é possível, ou não, utilizar telemóveis para fotografar concertos profissionalmente, pretende apenas testar a capacidade da fotografia do HUAWEI P9 Plus em ambiente de concerto. Na minha opinião, o simples facto de não ter a possibilidade de trocar de objectiva e de não ter várias objectivas para escolher, invalida a utilização deste tipo de equipamentos profissionalmente; mas, pode ser mais uma ferramenta interessante para aquelas alturas em que precisamos de enviar uma imagem, logo no inicio do concerto, para um site, ou ate mesmo para o Facebook da banda ou da produtora que nos contratou para fotografar.
Vejo em praticamente todos os espectáculos, alguém da produção ou até mesmo o road manager a fazer uma foto com o telemóvel para utilizar nas redes sociais, logo no inicio do espectáculo…

Quando em 2013 o Jornal Chicago Sun Times resolveu despedir todos os seus fotógrafos e passou a enviar os jornalistas para o terreno com iPhones para fazerem a fotografia, achei uma loucura, e ainda acho, um jornalista não tem que ser fotografo nem tem que ter os conhecimentos técnicos para o ser, e em reportagem tem que estar livre para fazer o seu trabalho sem se preocupar com fotografia, e ate já se escreveram alguns artigos que provam que a escolha foi má.
Mas independentemente da qualidade técnica, sempre fiquei curioso em perceber se o equipamento seria capaz de aguentar. Sempre me questionei se um Smartphone seria capaz de produzir imagens para serem utilizadas nos Media, o que até agora nunca acreditei ser possível!, mas depois de ler as especificações técnicas do HUAWEI P9 Plus, comecei a ponderar essa possibilidade.

 HUAWEI P9 PLUS | ISO:3200 – f/2.2  – 1/100s | @27mm

Como fiz o teste

Para este teste, a HUAWEI Portugal enviou-me o HUAWEI P9 Plus.
Fiz o teste durante o concerto do Carlos do Carmo no Pavilhão multiusos de Guimarães, fotografei com a minha SLR e alternadamente com o HUAWEI P9 Plus.
Todas as imagens que fiz com o HUAWEI P9 Plus foram sem zoom digital, e tentei chegar o mais próximo possível do palco.
As imagens deste artigo foram editadas da mesma forma como eu edito as minhas imagens de fotografia de concerto.
Recebi o HUAWEI P9 Plus, apenas, no dia anterior ao concerto, por isso não tive muito tempo para conhecer o seu funcionamento, tenho a certeza que agora conseguiria tirar melhor partido dele e obter melhores resultados.

Foto:DR

O Huawei P9 Plus

Para este teste pouco importam as qualidades do HUAWEI P9 Plus como Smartphone, mas algumas das suas características acabam por ser importantes, mesmo quando se pretende apenas fotografar com ele.
Durante muito tempo fui “vitima” do poderoso Marketing que me levou a acreditar que basicamente apenas duas marcas, de Smartphones, realmente importam…não podia estar mais enganado!
O HUAWEI P9 Plus é bonito, e apesar de ser maior do que o HUAWEI P9 “normal” mesmo com os seus 152.3 x 75.3 x 7 mm não o achei demasiado grande, o display tem uma excelente qualidade e tem uma resolução de 1080 x 1920 pixels.
O HUAWEI P9 Plus é muito rápido, equipado com um processador Octa-core, e com um processador gráfico “Mali-T880 MP4” todo o funcionamento é fluido, mesmo quando se fotografa na maior definição possível e em Raw.
A bateria do HUAWEI P9 Plus é impressionante, mesmo sendo uma Li-Po 3400 mAh, parece nunca ficar sem bateria, cheguei a pensar se não estaria a fazer alguma coisa errada, porque ele parecia não gastar bateria, durante uma semana apenas o carreguei uma vez! e isto durante uma semana em que a utilização foi constante. O ultimo carregamento fiz apenas por precaução, mas realmente não precisava…impressionante!

Foto:DR

A camera

A camera doHUAWEI P9 Plus, foi desenvolvida em parceria com a Leica e tem dois sensores de 12Mpx e uma lente com uma abertura máxima de f/2.2 também da Leica e quando se fotografa em RAW ela faz uma imagem em DNG e uma em Jpeg com 3968×2976 pixels, os DNGs ficam com cerca de 22Mg cada.
Para além da possibilidade de fotografar em RAW, podemos controlar manualmente cada um dos parâmetros da camera, no que a  Huawei chama de modo Pro, em modo automático é possível seleccionar muitas variantes desde Preto e branco, HDR, panorama etc.

Foto:DR

O Teste

No inicio foi bastante estranho estar ali, no Pit, com um telemóvel na mão… sinceramente sempre achei que aquele lugar não é para telemóveis ou tablets, mas sim para SLRs profissionais, mas na verdade isso pode ser preconceito. Aquele lugar é, isso sim, para quem está a trabalhar e para quem sabe o que está a fazer e para quem respeita os outros que ali estão a trabalhar, independentemente da ferramenta que se esta a utilizar…

 HUAWEI P9 PLUS | ISO:3200 – f/2.2  – 1/500s | @27mm

É importante perceber que num sensor o mais importante, para a qualidade da imagem, é o tamanho de cada pixel e não a quantidades de pixéis. Neste caso estamos a falar de um sensor com 1/2.9″  e cada pixel com 1.25 microns o que comparando com uma Canon 5DMkII com um sensor de 35mm com 36.00mm x 24.00mm e com pikel de 6.41 microns faz uma diferença muito grande…
Claro que não se consegue uma qualidade igual à de uma SLR, mas o objectivo deste teste era perceber a capacidade do HUAWEI P9 Plus, em fazer imagens de concerto para serem utilizadas rapidamente em redes sociais e sites, e isso na minha opinião, é algo de que ele é perfeitamente capaz.

 HUAWEI P9 PLUS | ISO:1250 – f/2.2  – 1/125s | @27mm
 HUAWEI P9 PLUS | ISO:1250 – f/2.2  – 1/250s | @27mm
 HUAWEI P9 PLUS | ISO:32000 – f/2.2  – 1/1000s | @27mm
Pin It


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!