Making of Juno Cars

Formula Ford RuiBandeiraFotografia_fotografia-de-concertos_porto_fotografia-de-produto

Uma agência, com a qual trabalho, com fotografia de produto, contratou-me para fotografar não um, mas dois carros de corrida.
Eu já tinha fotografado motos, mas carros ia ser a primeira vez e, apesar de fotografar motos não ser algo tão diferente, com carros os problemas são quase sempre maiores, as superfícies são maiores, os reflexos são maiores, as áreas a serem iluminadas são maiores … tudo é maior.

As indicações que a agência me deu foram as seguintes:

– Os carros devem ser fotografados na oficina do fabricante, Juno Cars Racing,
– A oficina do fabricante tem piso e paredes brancas e eu devo manter o fundo o mais limpo possível.
– Eu deveria fazer algumas imagens dos detalhes e do exterior do carro, para mostrar as linhas da carroçaria.
– Eu deveria fazer dois “Hero Shots”, um para cada carro, aqui eu tive alguma liberdade criativa.
– Enquanto fotografava, a oficina estaria a funcionar, por isso era necessário atrapalhar o mínimo possível a sua operação, eu teria uma das três baías de construção para fotografar.

Making of Juno Cars

Como preparei a sessão

Como um dos carros ainda estava a ser finalizado, a sessão teve que ser dividida em dois dias.
O primeiro dia seria a Fórmula Ford e, no segundo, o carro Mercury R “(corrida CN SportPrototype).
Como eu não tinha assistente disponível para aqueles dias, eu teria que fazer todo o trabalho sozinho, então decidi reduzir o equipamento ao máximo, o que seria bom porque significava menos distracções para a oficina.
Como nunca tinha fotografado carros, decidi encarar esse trabalho como uma sessão de fotografia de produtos, afinal um carro é um produto grande e apresenta os mesmos problemas que encontro ao fotografar produtos, reflexos, texturas, formas, cores etc. ., Também uso essa abordagem sempre que fotografo motos.
Optei por levar apenas dois flashs de estúdio, colocar a camera no tripé e fazer várias exposições movendo os flashs para iluminar todas as partes do carro.
Para evitar a trepidação da camera, usei o Canon Camera connect no tablet para não precisar tocar na camera e ao mesmo tempo ver as imagens.

Making of Juno Cars 3 %40Rui%20Bandeira%20Fotografia 104A7460 Rui Bandeira Fotografia Fotografia de produto e comercial - Fotografia de concertos Making of Juno Cars
Como se pode ver, eles estavam a trabalhar no outro carro, na Baía 2 (imagem não editada)

No Set

Quando cheguei ao set. Comecei por escolher a área para fotografar.
Escolhi a baia 3 que fica no fundi da oficina, porque assim não incomodei ninguém e também porque um lado tem um portão cinza que me daria mais opções para o fundo.
Depois de conversar com a agência e os engenheiros da Juno, decidimos que detalhes eu deveria fotografar, eles sabem, melhor do que eu, o que é importante mostrar aos clientes.

Depois de confirmar que o carro estava limpo e pronto para ser fotografado, comecei a preparar as luzes
Eu optei ter um dos flash para o fundo, e o segundo seria movido de frame a frame para iluminar as várias partes do carro.
Para os modificadores de luz, optei por uma sombrinha branca para a luz de preenchimento e uma grelha para a luz que seria movida.
A luz com a sombrinha foi colocada alta e à esquerda da camera,  para todas as exposições, o outro flash, com a grelha era o que se movia em todas as exposições, assim era possível ter luz em todas as exposições das partes do carro, isso dava-me várias exposições para construir um composite no photoshop, para a imagem final.
Depois de definir a abertura da camera, que seria ISO100, f8 e 1 / 125s para todas as fotos, defini a potência do fundo.
O flash movel  teria a potência, a posição e a distância do carro, alteradas conforme necessário para cada frame.

A camera foi fixada no tripé e seria controlada através do tablet usando o Canon Camera connect, desta forma garantia que não tinha nenhum movimento na camera, o que é fundamental para combinar posteriormente as imagens no composite.
Depois de fazer as imagens dos detalhes e as gerais, que em termos de iluminação seriam mais simples, fui para as “Hero Shots”, onde a luz seria mais complexa.
Para as “Hero Shots”, escolhi usar o portão como pano de fundo e decidi adicionar um pouco de cor com um gel, azul para o carro branco e vermelho para o carro preto.
Como o portão é muito grande, tive que fazer várias exposições para poder iluminar e colorir todo o fundo.
Para o carro, eu fui movendo o flash para ter imagens com todas as partes do carro iluminadas, para garantir que nao falhava nenhuma parte, fiz mais imagens do que precisava.

Making of Juno Cars 7 %40Rui%20Bandeira%20Fotografia 104A7810 Rui Bandeira Fotografia Fotografia de produto e comercial - Fotografia de concertos Making of Juno Cars Eu, a segurar o flash e disparando remotamente a camera

Equipamento

-Dois flashs (dos baratos), um com sombrinha e o outro com uma grelha
– Dois PocketWizard PlusII
– Canon 5DMkIV
– Canon 17-40mm 1.4L
-Tablet com Canon Camera Connect
-Tripe

Pos produção

Para selecionar e editar os RAWs, usei o Capture One, que é o meu editor Raw favorito. Depois de seleccionar e editar as imagens para cada composit, exportei como Tiff s para o Photoshop.
Geralmente, exporto uma imagem de cada vez, exporto aquela que será a imagem base do composit e adiciono uma a uma. E vou criando as mascaras, até ter o as partes todas do carro iluminadas, somente após esta fase começo a limpar a imagem e deixo para o fim os ajustes de níveis, contrastes e cores.
Antes de exportar a imagem final, trato de dar sharp onde necessário.
O truque aqui é passar algum tempo refinando as máscaras, cada exposição será uma camada e todas as camadas terão a sua máscara.
No final, terminei com algumas camadas e máscaras apenas para o carro.

Making of Juno Cars 11 Untitled 1 Rui Bandeira Fotografia Fotografia de produto e comercial - Fotografia de concertos Making of Juno CarsAqui podem ver  todas as camadas .

Making of Juno Cars 15 JUNO%40Rui Bandeira Fotografia 104A7591 1 Rui Bandeira Fotografia Fotografia de produto e comercial - Fotografia de concertos Making of Juno Cars
As maiores dificuldades.

Neste trabalho, a primeira dificuldade estava na luz, porque eu tive que fazer várias exposições com o flash para iluminar todo o carro, e isso exige muita concentração para não esquecer nenhuma parte do carro, nesses casos eu sempre prefiro fazer imagens a mais, assim garanto que ilumino tudo, mas também me dá mais opções para o composite final.

A segunda dificuldade estava na edição e pelos mesmos motivos, é necessário manter o foco para não esquecer nenhuma parte do carro, e o trabalho de selecionar as melhores imagens para o composite geralmente é sempre uma tarefa demorada.

As imagens finais deste trabalho podem ser vistas aqui:
Formula Ford 

Mercury R

Next it roCkS bikes CS08
Making of Juno Cars 19 ItRocksBikes CS08@Rui Bandeira Fotografia 104A9014 Rui Bandeira Fotografia Fotografia de produto e comercial - Fotografia de concertos Making of Juno Cars

Leave a comment

error: Content is protected !!
Open chat
1
Precisa de ajuda?
Ola.
podemos ajudar?